terça-feira, 30 de março de 2010

RADICAIS LIVRES

São moléculas que tem um número ímpar de eletron não emparelhado no orbital externo,o que as tornam muito reativas a qualquer outro tipo de molécula,incluindo lipídios,proteínas e ácidos nucléicos;Eles podem iniciar reações em cadeias que levam a formação de novos radicais.Surgem quando os eletrons do último orbital de um átomo ficam desemparelhado por ganho ou perda de um eletron.


A tranferência de um eletron ocorre na reação de oxidorredução,quando uma molécula cede eletrons.


No organismo humano,os radicais possuem um papel importante.

Participam da formação de substâncias essênciais.(Ex:hormônio)quando uma bactéria um vírus ou qualquer outro elemento estranho entra em nosso corpo,nossas células de defesas recrutam esse radicais para combater o invasor.








Fragmentos invisíveis de moléculas,produzidos na respiração e circulam normalmente pelo corpo.São muito instáveis.precisam reagir com alguma coisa para sossegar ,"ao reagir,eles causam danos a célula,desencadeando doenças,causando o próprio envelhecimento e a morte das celulas".


NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA PARA COMBATER OS RADICAIS LIVRES.



"Essa é a mensagem que na verdade,tem sido a transmitida pela comunidade médica que estuda os radicais livres:Consumam legumes, frutas e verduras."


Fonte:(fantástico.globo.com)



Maria de Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário