terça-feira, 30 de março de 2010

LESÃO MEDULAR


O termo lesão medular é utilizado para se referir a qualquer tipo de lesão que ocorra nos elementos neurais do canal medular. Em uma lesão medular alta, a seqüela, muitas vezes é a tetraplegia, sendo necessário um tratamento fisioterapêutico para prevenir retrações e hipotrofias musculares; tendo também como aparato, a utilização de órteses para deixar o paciente o mais independente possível, devolvendo de forma limitada, mas tornando seu movimento funcional (Hall e Lindzey, 1984).

A coluna cervical é o elo flexível entre a plataforma sensorial do crânio (visão, audição, olfato) e o tronco. Entre suas principais funções suporte e movimentação da cabeça bem como proteção das estruturas do sistema nervoso e vascular. A coluna combina força (tubo ósseo vertebral) e movimentação, que é realizada por meio de um complexo sistema articular: discos, ligamentos intervertebrais e articulações interapofisárias posteriores.

A paraplegia é descrita como perca funcional abaixo do nível de C8 e representa uma faixa extensa de disfunções neuromusculares. Refere-se a diminuição ou perca da função motora e/ou sensitiva dos segmentos torácicos, lombares ou sacrais no cordão medular, secundária a lesão de elementos neurais dentro do canal medular. Na paraplegia, a função do membro superior está preservada, mas dependendo do nível de lesão, o tronco, as pernas e os órgãos pélvicos podem estar comprometidos (López, 2001).

Raimunda Alves!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Em 2011 fiz uma cirurgia da coluna cervical com a Equipe de uns dos melhores cirurgiões de coluna que tem aqui no Brasil. Ele frequentou o Programa do Jô Soares e o programa do Faustão apresentando uma cirurgia minimamente invasiva. Tive uma grande complicação na cirurgia devido ao tamanho da placa colocada na minha coluna, operei 02 vezes no mesmo dia, onde o médico tinha colocado há princípio uma placa de 7mm e na outra cirurgia a troca da placa por 5mm. Só sei que a minha qualidade de vida se foi. Hoje eu me encontro com uma lesão na medula altura c5-c6. Estou fadada a tomar remédios caríssimos para o resto da vida para amenizar as sequelas. Sem nenhum apoio da equipe médica que me operaram.

    ResponderExcluir