Diversas características ultra-sonográficas têm sido estudadas como preditores potenciais de malignidade na tireóide, como limites irregulares, hipoecogenicidade, ausência de halo, predominância de componente sólido, vascularização intranodular e a presença de calcificações. Há vários tipos de calcificações na tireóide, incluindo as microcalcificações, a calcificação densa grosseira e formando uma casca ao redor do nódulo. É conhecida a associação entre microcalcificações ou calcificações grosseiras dentro do nódulo com o aumento do risco de malignidade.
A calcificação periférica tem sido frequentemente associada com benignidade. Entretanto, alguns casos de carcinoma papilífero da tireóide tem sido relatados na literatura associados a este tipo de calcificação.
No estudo atual foram detectados 12 nódulos malignos (18,5%) com calcificações periféricas. A alta prevalência de malignidade associada a esse tipo de calcificação e a impossibilidade de se diferenciar sinais que separem os nódulos malignos dos benignos com tais calcificações, impõem a investigação por outro método propedêutico, em especial a punção aspirativa por agulha fina ou o seguimento ultra-sonográfico periódico desses casos.
Trata-se de um disturbio que decorre parauma calcificaçao metastatica
Raimunda Alves
gostaria de saber sobre o meu caso que deu calcificaçao inrregular hetrogenea medindo 5,2mm de extençao localizada na intimidade do lobo direito tireoidioano adjascente a face inferior do nodulo tireoidiano na avaliaçao com doppler notam se fluxos predomi natemente preferico no nodulo tireoidiano direito . queria saber se e maliguino . a medica mandou eu fazer outra ultrasonografia so em dezembro . pra ver se envoluiu achei estranho esperar em dezembro . to sentindo umas dores na garganta . porfavor me esplica meu telefone e 33222010 . 98326814 . meu feice e alessandra fonseca .
ResponderExcluirCalcificação grosseira da tireoide é maligna?
ResponderExcluirCalcificação grosseira da tireoide é maligna?
ResponderExcluir