O trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográficas e coleta de dados ultilizando informações sobre cuidados paliativos de adolescentes com câncer.Com essa pesquisa observaram o comportamento dos adolescentes portadores de tal patologia.
O trabalho são as pesquisas sobre cuidados paliativos direcionados aos adolescentes com câncer. Onde puderam observar os adolescentes durante o desenvolvimento,que tem que lidar com um turbilhão de hormônio que irá provocar mundanças físicas,emocionais e psicológicas,período muito difícil principalmente quando se depara com uma doença como o câncer.Mudanças contínuas ocorrem entre a vida de um adolescente normal.As alterações fisicas modificam a maneira como os adolescentes se viam,levando-os a se sentirem diferentes de outros.
Os jovens nestas condições pode desejar explicar sentimentos e medos sobre a morte ou o que estar por trás dela.Alguns manifestam medo de serem esquecidos depois da morte;neste caso deve-se encoraja-lo a desenvolver atividades a curto prazo,continuar sua educação,mesmo na fase terminal,porque são maneiras de ajudá-los a lídar com a situação.
Tal estudo observou que os pais tendiam a ser extremamente cautelosos e protetores,dificultando os processos de independêcia e de tomadas de decisões de seus filhos,apesar disso os pais foram citados como boa fonte de suportes assim como outros familiares,professores e amigos.
Portanto resulta a urgência de intensificar as investigações sobre cuidados paliativos para adolescentes com câncer,com o objetivo de trazer subsídios que permitam viabilizar a introdução dessas práticas nos serviços de saúde.
Fonte de pesquisa:Remedi,Patricia Pereira;Mello,Débora Faleiros de;Menossi,Mária José e Lima;Regina Aparecida Garcia de;
Cuidados paliativos para adolescentes com câncer:uma revisão da literatura.
Rev. bras.enferm.[online].2009,vol.62,nº.1,pp.112,ISSN 0034-7167
Maria Genacir
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário