domingo, 6 de junho de 2010

DENGUE


Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) “a dengue é um dos principais problemas de saúde publica do mundo”.
De acordo com Alejandria (2003, p.187) “a dengue é uma infecção arboviral veiculada por mosquito”, a qual pode variar desde uma infecção assintomática ou doença febril indiferenciada à dengue clássica que apresenta sintomas e sinais característicos e, também dengue hemorrágica ou síndrome do choque pela dengue.
Segundo o Ministério da Saúde (2005, p.89) “o vírus do dengue (RNA)” é o agente etiológico da doença, do gênero Flavivírus, possuidor de quatro sorotipos identificados como 1, 2, 3 e 4.
A doença apresenta características como repentina febre alta (39° a 40°C), seguida de cefaléia, mialgia, prostração, náuseas, vômitos, dor abdominal generalizada até pequenas manifestações hemorrágicas podem acontecer na dengue clássica (DC), dentre outros sintomas. Para a febre hemorrágica da dengue (FHD) ou síndrome de choque da dengue (SCD), as primeiras manifestações são semelhantes às da DC, tendo-se em seguida agravamento do quadro, segundo o Ministério da Saúde (2005).

De acordo com o Ministério da Saúde (2002) para uma maior efetividade do PNCD, o Ministério da Saúde enfatiza a integração com os municípios, onde procura-se inserir as ações preventivas de controle de dengue através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os quais recebem um incentivo financeiro anual, para desenvolverem ações de orientação e fiscalização de possíveis focos de dengue, em sua área, atuam também orientando a população, informando a importância de controle e os riscos da doença, dentre outros.


Raimunda Alves!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário