domingo, 6 de junho de 2010
Carcinógenos Químicos
As substâncias químicas cancerígenas são encontradas distribuídas na natureza, compreendendo desde alimentos naturais até compostos altamente modificados pelo homem. Os carcinógenos químicos são divididos em duas categorias: carcinógenos diretos e indiretos. Os diretos são agentes alquilantes que já possuem atividade eletrofílica intrínseca, e devido a essa propriedade podem provocar câncer diretamente. A maioria das substâncias químicas são carcinógenos indiretos, precisam primeiro sofrer modificações químicas no organismo para então se tornarem eletrofílicas e ativas (BOGLIOLO, 1998). O metabolismo dos carcinógenos é feito por grande variedade de enzimas solúveis ou associadas com membranas, entre as quais as do citocromo P-450 são as mais importantes. A atividade desses sistemas enzimáticos sofrem influências de vários fatores endógenos e exógenos. Há variações qualitativas e quantitativas dessas enzimas em diferentes tecidos, em diferentes indivíduos e diferentes espécies, podendo influenciar a região e o tipo de tumor (ROSSIT, 2001).
Os carcinógenos químicos se ligam ao DNA e causam mutações. O principal mecanismo de ação dos carcinógenos químicos é a formação de compostos covalentes com o DNA, que aumentam a probabilidade de ocorrerem erros durante a replicação. Nem sempre uma mutação resulta na formação de tumores, pois o organismo dispõe de sistemas eficazes de reparação de DNA.
Raimunda Alves!!!
Metástase Hepática
O fígado é o principal órgão acometido por metástases hematogênicas provenientes da circulação portal e um freqüente alvo de metástases advindas da circulação sistêmica. O acometimento hepático por um tumor metastático é muito mais comum do que por um tumor primário, chegando a ser vinte vezes mais freqüente. Em necropsias, cerca de 40% dos pacientes com tumores extra-hepáticos apresentavam metástase hepática quando obituaram (1). Esse fato pode ser atribuído ao fato do fígado ser a maior víscera sólida do organismo, recebendo grande fluxo sangüíneo arterial e venoso (todo sangue da cavidade abdominal drena para a veia porta, passando obrigatoriamente pelo fígado antes de atingir a veia cava). Os principais sítios primários dos tumores metastáticos do fígado são cólon, pâncreas, mama, ovário, reto, estômago, pulmões e rins, respectivamente.
Raimunda Alves!!!
DENGUE
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) “a dengue é um dos principais problemas de saúde publica do mundo”.
De acordo com Alejandria (2003, p.187) “a dengue é uma infecção arboviral veiculada por mosquito”, a qual pode variar desde uma infecção assintomática ou doença febril indiferenciada à dengue clássica que apresenta sintomas e sinais característicos e, também dengue hemorrágica ou síndrome do choque pela dengue.
Segundo o Ministério da Saúde (2005, p.89) “o vírus do dengue (RNA)” é o agente etiológico da doença, do gênero Flavivírus, possuidor de quatro sorotipos identificados como 1, 2, 3 e 4.
A doença apresenta características como repentina febre alta (39° a 40°C), seguida de cefaléia, mialgia, prostração, náuseas, vômitos, dor abdominal generalizada até pequenas manifestações hemorrágicas podem acontecer na dengue clássica (DC), dentre outros sintomas. Para a febre hemorrágica da dengue (FHD) ou síndrome de choque da dengue (SCD), as primeiras manifestações são semelhantes às da DC, tendo-se em seguida agravamento do quadro, segundo o Ministério da Saúde (2005).
De acordo com o Ministério da Saúde (2002) para uma maior efetividade do PNCD, o Ministério da Saúde enfatiza a integração com os municípios, onde procura-se inserir as ações preventivas de controle de dengue através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os quais recebem um incentivo financeiro anual, para desenvolverem ações de orientação e fiscalização de possíveis focos de dengue, em sua área, atuam também orientando a população, informando a importância de controle e os riscos da doença, dentre outros.
Raimunda Alves!!!
INFARTO: Infarto agudo do miocárdio
Infarto é a morte das células de uma zona mais ou menos extensa do músculo que forma as paredes do coração, produzida pela falta de irrigação sanguínea.
Ó sintomas é uma dor opressiva, intensa e duradoura que se centra quase sempre atrás do esterno e se estende até os ombros e braços, sobretudo o ombro esquerdo e a parte interior do braço deste mesmo lado. Esta dor é acompanhada quase sempre de sintomas que não são específicos do infarto do miocárdio, tais como: sudorese abundante e frio, febre, náuseas e vômitos perturbações do ritmo cardíaco, e etc.O paciente se encontra ansioso e tem a sensação de uma morte iminente, essa dor pode durar mais de 20 minutos, as vezes, horas e até dias.
Maria Genacir!!!
Caracteristicas dos tumores malígnos
Os tumores malignos e benignos possuem dois componentes: 1- parênquima que é constituído por células neoplásicas proliferantes ; 2- estroma de suporte que é constituído por tecido conjuntivo e vasos sanguíneos.
Raimunda Alves!!!
EVASÃO DA APOPTOSE
Conceito:
É o processo pelo qual as células cancerígenas evadem (fogem) da apoptose iniciando um processo de multiplicação celular, formando-se um tumor.
Situações do cotidiano.
A comparação feita entre evasão da apoptose com os garis em greve são processos bastante parecidos, pois os gari ao entrarem em greve evadem-se de seu trabalho, ocasionando o acumulo de lixos, formando lixões. O mesmo acontece com as células quando evadem da apoptose e formam tumores cancerígeno.
Características dos tumores benígnos
Os neoplasmas benignos recebem a denominação através da célula em que se deu a origem do tumor mais o sufixo "oma". Por exemplo: rabdomio (células musculares esqueléticas), rabdomioma; ou tumor benigno de células musculares esqueléticas.
Raimunda Alves!!!
CÂNCER DE PRÓSTATA
O câncer de próstata não é uma doença, mas muitos distúrbios que compartilham uma desregulação profunda do crescimento das células “crescimento novo”. Essas células se multiplicam rapidamente desordenadas de modo muito rápido e resistente ocorrendo uma formação de tumor.
O câncer de próstata é uma doença altamente prevalente no mundo inteiro. Em nosso país o rastreamento é preconizado em homens a partir dos 45 anos de idade através do toque retal e do PSA.
o câncer de próstata não produz sintomas nas fases iniciais. Com a evolução do problema podem surgir dificuldades para urinar, como jato fraco ou aumento do numero de micção. Esse sintoma aparentemente não afirma câncer maligno, pois nos beniguinos a sintomatologia é a mesma apenas exige uma avaliação médica.
A não-adesão de medidas de prevenção por parte dos homens leva ao aumento da incidência de doenças relacionadas a próstata, pois as variáveis culturas impedem os de freqüentar os consultórios médicos, fazendo com que a detecção do câncer seja descoberta tardiamente, impossibilitando o tratamento ainda na fase inicial da doença visando possíveis curas, pois o índice de mortalidade causado por câncer de próstata ainda se encontra alto.
Maria Genacir
domingo, 30 de maio de 2010
Hiperemia passiva
Uma condição no cotidiano comparada à esteatose
A falta de uma boa administração das contas pode ser comparada com a esteatose porque assim como as gotículas de gorduras, as dívidas podem se acumular e, tomar certa proporção na vida da pessoa, levando para esta preocupação e estresse.
E assim como a degeneração lipídica, esse problema é reversível, porém pode causar sérios danos à saúde.
Raimunda Alves!!!!!!
Degeneração lipídica (esteatose)
Deposição anormal de triglicerídeos nas células parenquimatosas, caracterizada pela presença de vacúolos claros no citoplasma, em torno do núcleo celular.
O órgão afetado aumenta de tamanho e se torna amarelado, o qual pode perder a função ou voltar ao normal com o revertimento do quadro patológico.
Raimunda Alves!!!
Hiperemia ativa
A hiperemia ativa consiste no aumento da vermelhidão (eritema) na área afetada. A dilatação arteriolar e arterial dá-se por mecanismos neurogênicos simpáticos e liberação de substâncias vasoativas.
Raimunda Alves!!!!!!
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Choque circulatório
O choque pode ter várias causas. Contudo as mais frequentes são o choque hipovolêmico por hemorragias graves ou desidratação, em que a perda de sangue leva à descida perigosa da pressão arterial; o choque séptico, em que bactérias produzem endotoxinas que causam vasodilatação em todos os vasos de forma inapropriada; e o choque cardiogénico, de causa cardíaca por falência desse órgão em manter a pressão sanguínea.
Raimunda Alves!!!
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Cancer da tireióde
O câncer de tireóide é um dos tipos mais tratáveis de câncer. Mas significa, por outro lado, uma vida de cuidados monitorados e exames, para que a qualidade de vida seja mantida nos anos seguintes ao tratamento inicial.
Os dois tipos de câncer da tireóide encontrados mais freqüentemente são: o Câncer folicular, que costuma aparecer só depois dos 30 anos; e o Câncer papilar, que costuma afetar mais mulheres e crianças.
Quarta-feira, 19 de abril de 2010, tivemos o privilégio de assistir uma palestra excelentíssima (sobre câncer da tireóide), com uma enfermeira e professora que é portadora do câncer da tireóide, caracterizando um exemplo de luta, superação e fé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Raimunda Alves!!!
quinta-feira, 13 de maio de 2010
CHOQUE SEPTICO
MINI CURSO DURANTE A SEMANA DE ENFERMAGEM
Os cuidados prestados ao RN imediatamente após o parto são essenciais para a adaptação do bebê diminuindo a morbi-mortalidade neonatal. O delicado momento de transição do meio intra para o extra-uterino é marcado por inúmeras mudanças para a criança. O meio intra-uterino proporciona um ambiente de aconchego, de temperatura e luminosidade constantes, os ruídos são ouvidos suavemente, não necessitando de esforço para realizar as funções vitais. Com o nascimento o bebê vai se adaptando gradualmente ao meio extra-uterino superando as dificuldades inerentes ao seu desenvolvimento.
EVASAÕ DA APOPTOSE
quarta-feira, 12 de maio de 2010
HOMENAGEM AOS ENFERMMEIROS
Raimunda Alves!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
sexta-feira, 7 de maio de 2010
DESTAQUE NO CEARÁ O TRABALHO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE(entrega de comenda)
Os dados colhidos nas visitas domiciliares serve como base para desenvolvimentos de ações no tocante a saúde coletiva e individual.
È um trabalho arduo,mais muito gratificante quando vemos os resultados pelos índices apontados,por exemplo:índice de mortalidade infantil diminuido,número crescente de mulheres grávidas que hoje buscam o pré-natal na unidade de saúde,entre outros.
Ele é muito respeitado na comunidade,líder nato,se identifica muito com a comunidade,conhece as necessidades da comunidade acompanhada,orienta vacinas,acompanha o crescimentos e desenvolvimento das crianças desde o nascimento, orienta a todos da comunidade,notifica as doenças transmissíveis,ajuda no combate ao mosquito da dengue,é como um conselheiro,amigo e educador.
Desenvolve esse trabalho com amor e dedicação,desde 1999.
È um trabalho muito bonito.
Recentemente os agentes comuniário de saúde foram homenagiados com uma comenda de destaque com seus SERVIÇOS PÚBLICOS prestados.
Comenda foi entregue no dia 25/03/2010.
Fonte de pesquisa:Agente comunitário de saúde do bairro João Cabral,Juazeiro do norte CE.(06/05/2010)
Maria de Fátima Silva
TROMBOSE E EMBOLIA
Chamamos de trombose a formação de trombo ou coágulo sanguíneo nas cavidades do coração ou no interior dos vasos sanguíneos. Quando os trombos se desprendem de seu ponto de fixação e são arrastados pela corrente sanguínea recebem o nome de êmbolos. A embolia se dá no momento em que um êmbolo chega a um vaso de diâmetro inferior ao seu e o deixa obstruído.
POR QUE SE FORMAM OS TROMBOS?
Embora as causas sejam múltiplas, podemos considerar três como as mais infreqüentes; As lesões da parede dos vasos sanguíneos, circulação lenta do sangue e alterações nos mecanismo de coagulação.
SINTOMAS:
Depende do lugar em que o embolo se detém e da importância do vaso obstruído. Seus sintomas passam praticamente despercebidos nos casos leves, e por sua vez, podem provocar a morte repentina, nos casos graves.
GENACIR OLIVEIRA.
CHOQUE
QUANDO SE SABE QUE O PACIENTE SE ENCONTRA EM ESTADO DE CHOQUE?
ENQUANTO ESPERAMOS A CHEGADA DE UM MÉDICO, QUE MEDIDAS TOMAR AO SE DEPARAR COM UM PACIENTE EM ESTADO DE CHOQUE?
Genacir oliveira.