domingo, 30 de maio de 2010

Hiperemia passiva


Hiperemia passiva ou congestão possui uma coloração azul-avermelhada intensificada nas áreas afetadas, de acordo com o acúmulo de sangue venoso. Esta coloração aumenta quando há um aumento da concentração de hemoglobina não oxigenada no sangue.
Raimunda Alves!!!!!!!!!!

Uma condição no cotidiano comparada à esteatose


A falta de uma boa administração das contas pode ser comparada com a esteatose porque assim como as gotículas de gorduras, as dívidas podem se acumular e, tomar certa proporção na vida da pessoa, levando para esta preocupação e estresse.
E assim como a degeneração lipídica, esse problema é reversível, porém pode causar sérios danos à saúde.


Raimunda Alves!!!!!!

Degeneração lipídica (esteatose)


Deposição anormal de triglicerídeos nas células parenquimatosas, caracterizada pela presença de vacúolos claros no citoplasma, em torno do núcleo celular.
O órgão afetado aumenta de tamanho e se torna amarelado, o qual pode perder a função ou voltar ao normal com o revertimento do quadro patológico.


Raimunda Alves!!!

Hiperemia ativa


A hiperemia é um aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local, ocasionado pelo aumento do número de vasos sanguíneos funcionais.
A hiperemia ativa consiste no aumento da vermelhidão (eritema) na área afetada. A dilatação arteriolar e arterial dá-se por mecanismos neurogênicos simpáticos e liberação de substâncias vasoativas.

Raimunda Alves!!!!!!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Choque circulatório

O Choque é uma crise aguda de insuficiência cardiovascular, ou seja, o coração e vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpo com oxigénio suficiente. A capacidade das trocas entre o sangue e os líquidos dos tecidos se darem é dependente da pressão do sangue dentro dos vasos: a pressão arterial.

O choque pode ter várias causas. Contudo as mais frequentes são o choque hipovolêmico por hemorragias graves ou desidratação, em que a perda de sangue leva à descida perigosa da pressão arterial; o choque séptico, em que bactérias produzem endotoxinas que causam vasodilatação em todos os vasos de forma inapropriada; e o choque cardiogénico, de causa cardíaca por falência desse órgão em manter a pressão sanguínea.

Raimunda Alves!!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cancer da tireióde


O câncer de tireóide é um dos tipos mais tratáveis de câncer. Mas significa, por outro lado, uma vida de cuidados monitorados e exames, para que a qualidade de vida seja mantida nos anos seguintes ao tratamento inicial.

Os dois tipos de câncer da tireóide encontrados mais freqüentemente são: o Câncer folicular, que costuma aparecer só depois dos 30 anos; e o Câncer papilar, que costuma afetar mais mulheres e crianças.

Quarta-feira, 19 de abril de 2010, tivemos o privilégio de assistir uma palestra excelentíssima (sobre câncer da tireóide), com uma enfermeira e professora que é portadora do câncer da tireóide, caracterizando um exemplo de luta, superação e fé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Raimunda Alves!!!



quinta-feira, 13 de maio de 2010

CHOQUE SEPTICO


Choque séptico é o termo médico usado para designar a falência circulatória aguda de causa infecciosa. Caracterizada de hipotensão arterial grave e refratária provocada através de germes como bactérias, fungos e vírus, levando a septicemia e comprometimento do sistema circulatório através da dilatação venocapilar. Causas mais comuns: Contaminação de cateteres, sondas vesicais e pneumonias. Existe importante relação entre sepse e infecção hospitalar, germe multirresistente e quadros de deficiência imune.


Raimunda Alves!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

MINI CURSO DURANTE A SEMANA DE ENFERMAGEM


OS CUIDADOS IMEDIATOS AO RN

Os cuidados prestados ao RN imediatamente após o parto são essenciais para a adaptação do bebê diminuindo a morbi-mortalidade neonatal. O delicado momento de transição do meio intra para o extra-uterino é marcado por inúmeras mudanças para a criança. O meio intra-uterino proporciona um ambiente de aconchego, de temperatura e luminosidade constantes, os ruídos são ouvidos suavemente, não necessitando de esforço para realizar as funções vitais. Com o nascimento o bebê vai se adaptando gradualmente ao meio extra-uterino superando as dificuldades inerentes ao seu desenvolvimento.
GENACIR.

EVASAÕ DA APOPTOSE


O acumulo de células neóplásicas pode resultar não somente pela ativação dos oncogenes promotores do crecimento ou pela inativação dos genes supressores de tumor que impedem o crescimento, mas também por mutações nos genes que regulam a apoptose.

A apoptose pode ser iniciada pelas vias intrísecas ou extrínseca resultando da ativação de cascata proteolitica de caspases que destró a célula.

Apermeabilidade da membrana externa mitocondrial é regulada pelo equilibrio entre as moléculas pró- apoptóticas provocando um desequilibrio em favor das moleculas.

GENACIR.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

HOMENAGEM AOS ENFERMMEIROS



Parabéns a todos os profissionais da enfermagem (enfermeiro, tecnico e auxiliares), que fazem seu trabalho com dedicação, amor e respeito ao "ser cuidado"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Parabéns a nós, futuramente, que estaremos somando mais cuidados, esforços e artes à profissão que tem uma função tão importante em nossa sociedade!!!!!!!!!!!!CUIDAR!!!!!!!!!!!!!!!

Raimunda Alves!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

DESTAQUE NO CEARÁ O TRABALHO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE(entrega de comenda)

O trabalho do agente comunitário de saúde é embasado na prevenção, através de informações e encaminhamento onde se pode descobrir precocimente problemas que acaba acometendo a comunidade.Ele é o elo de ligação entre a comunidade e a unidade de saúde,suas visitas domiciliares são bastante importante.
Os dados colhidos nas visitas domiciliares serve como base para desenvolvimentos de ações no tocante a saúde coletiva e individual.
È um trabalho arduo,mais muito gratificante quando vemos os resultados pelos índices apontados,por exemplo:índice de mortalidade infantil diminuido,número crescente de mulheres grávidas que hoje buscam o pré-natal na unidade de saúde,entre outros.


Ele é muito respeitado na comunidade,líder nato,se identifica muito com a comunidade,conhece as necessidades da comunidade acompanhada,orienta vacinas,acompanha o crescimentos e desenvolvimento das crianças desde o nascimento, orienta a todos da comunidade,notifica as doenças transmissíveis,ajuda no combate ao mosquito da dengue,é como um conselheiro,amigo e educador.
Desenvolve esse trabalho com amor e dedicação,desde 1999.
È um trabalho muito bonito.
Recentemente os agentes comuniário de saúde foram homenagiados com uma comenda de destaque com seus SERVIÇOS PÚBLICOS prestados.
Comenda foi entregue no dia 25/03/2010.






Fonte de pesquisa:Agente comunitário de saúde do bairro João Cabral,Juazeiro do norte CE.(06/05/2010)


Maria de Fátima Silva

TROMBOSE E EMBOLIA


A trombose e a embolia parecem, dois nomes diferentes da mesma doença. As diferenças existentes entre elas são as formas como se manifestam.
Chamamos de trombose a formação de trombo ou coágulo sanguíneo nas cavidades do coração ou no interior dos vasos sanguíneos. Quando os trombos se desprendem de seu ponto de fixação e são arrastados pela corrente sanguínea recebem o nome de êmbolos. A embolia se dá no momento em que um êmbolo chega a um vaso de diâmetro inferior ao seu e o deixa obstruído.
POR QUE SE FORMAM OS TROMBOS?
Embora as causas sejam múltiplas, podemos considerar três como as mais infreqüentes; As lesões da parede dos vasos sanguíneos, circulação lenta do sangue e alterações nos mecanismo de coagulação.
SINTOMAS:
Depende do lugar em que o embolo se detém e da importância do vaso obstruído. Seus sintomas passam praticamente despercebidos nos casos leves, e por sua vez, podem provocar a morte repentina, nos casos graves.

GENACIR OLIVEIRA.

CHOQUE


O choque é uma falha do coração caracterizado de fraqueza circulatória periférica, pela redução de sangue circulante, ou pela diminuição, por qualquer motivo. Pode permanecer estancado por causa da fraqueza dos vasos menores e dos capilares sanguíneos; o coração, que é um motor que põe em movimento o sangue que nele chega, e, fica incapaz de normalizar a circulação, devido ao pouco sangue que nele chega, e, como conseqüência, os órgãos vitais vão ficando sem o sangue fundamental para as suas funções.
QUANDO SE SABE QUE O PACIENTE SE ENCONTRA EM ESTADO DE CHOQUE?
Quando perde os sentidos após ter sofrido grande queimaduras ou após um acidente que causou uma hemorragia visível. As pessoas diabéticas ou aquelas que já sofreram um infarto do miocárdio apresentam certa predisposição.
ENQUANTO ESPERAMOS A CHEGADA DE UM MÉDICO, QUE MEDIDAS TOMAR AO SE DEPARAR COM UM PACIENTE EM ESTADO DE CHOQUE?
Devem ser adotadas medidas gerais, como colocar o doente na posição horizontal, proporcionando-lhe calor ou aplicando-lhe a respiração artificial boca-a-boca.

Genacir oliveira.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Embolia Pulmonar


A embolia pulmonar ocorre quando um coágulo ( trombo ), que está fixo numa veia do corpo, se desprende e vai pela circulação até o pulmão, onde fica obstruindo a passagem de sangue por uma artéria.

Varizes, tabagismo, obesidade dentre outras situações facilitam o aparecimento de trombo nas veias, que no pulmão, causa a embolia pulmonar.


Raimunda Alves!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

DENGUE: UMA PREOCUPAÇAO DE TODOS




A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.


No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz.
Algumas dicas de ações:
Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.
Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas
Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos.
Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
Manter as calhas limpas e desentupidas

Raimunda Alves!!!!!!!!!!!!!!!!!