sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Apoptose


A apoptose é um tipo de morte celular que possui importante papel durante o processo de diferenciação, crescimento e desenvolvimento dos tecidos adultos normais e patológicos.
Muitas células de um organismo morrem para que o conjunto sobreviva. Assim como é preciso gerar novas células para manter processos vitais, é imprescindível eliminar as supérfluas ou defeituosas. No indivíduo adulto, se a multiplicação das células não é compensada de modo preciso por perdas, os tecidos e órgãos crescem sem controle, o que pode levar ao câncer.
O que estudos recentes revelaram, porém, é que muitas células carregam instruções internas para "cometer suicídio" no momento em que não são mais úteis ao organismo. Tais instruções são executadas, como um programa, quando certos comandos são acionados. Fonte do texto: (
Maria de Fátima Horta John Ding-E Young - www.miniweb.com.br/ciencias/artigos/Apoptose.html).

Raimunda Alves











Lesão celular reversivel


As células do nosso organismo devem ser mantidas em condições constantes no que diz respeito à temperatura, irrigação sangüínea, oxigenação e suprimento de energia (homeostase).

Caso a mudança nas condições do ambiente celular seja um pouco mais intensa ou prolongada, podem ocorrer alterações adaptativas como hiperplasia, hipertrofia, ATROFIA.

Na população em geral, a maioria dos casos de atrofia muscular decorre da inatividade. Pessoas com atividade profissional sedentária, e os idosos com menos atividade física, podem perder o tônus muscular e desenvolver uma atrofia significativa, que é reversível com a prática de exercícios vigorosos. Fonte:(http://www.pathology.com.br/metodos/mecanismos_lesao_celular.htm).

Raimunda Alves